A prisão aconteceu há 5 dias, mas foi divulgada nesta terça-feira (20), pela Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista (GCM), que contou que na noite do dia 15, a GCM recebeu uma denúncia sobre três indivíduos que estariam forçando portas de estabelecimentos comerciais, na região central da cidade.
Durante a abordagem, um dos suspeitos tentou fornecer um nome falso e não portava documentos. Diante da situação, a equipe utilizou a pesquisa por imagem do sistema Muralha Conect, que faz reconhecimento facial de pessoas procuradas pela Justiça. A tecnologia permitiu a identificação do indivíduo com mandado de prisão em aberto. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde permaneceu à disposição da Justiça.
"A ocorrência marcou a primeira identificação de um procurado pela Justiça em Bragança Paulista por meio do sistema Muralha Conect", disse a GCM, ao frisar que a ferramenta passou a ser utilizada pela Guarda Civil Municipal no final de dezembro do ano passado. "O sistema auxilia as equipes em campo com tecnologia de reconhecimento e cruzamento de dados, fortalecendo as ações de patrulhamento, prevenção e combate à criminalidade".
Tecnologia no combate ao crime
No dia 26 de novembro de 2025, o sistema de Reconhecimento Facial da Muralha Paulista, ainda em fase de implantação, emitiu seu primeiro alerta positivo. As câmeras identificaram um indivíduo procurado pela Justiça pelos crimes de ameaça e descumprimento de medida protetiva.
Após o alerta, a Guarda Civil Municipal foi acionada, realizou a abordagem e conduziu o suspeito ao Plantão Policial, onde ele permaneceu à disposição da Justiça. A ocorrência reforça a importância do uso de tecnologia e inteligência artificial como aliadas no trabalho preventivo e na atuação da segurança pública.