MENU
Foto do Frei Vitório Mazzuco é usada para Golpe do WhatsApp Falso
Publicado em 12/01/2026 18:42 • Atualizado 12/01/2026 18:54
Geral

Na tarde de segunda-feira (12), o Frei Vitório Mazzuco, OFM (Ordem dos Frades Menores), alertou para o golpe do falso WhatsApp. Golpistas usaram a mesma foto utilizada por ele, em seu contato do aplicativo de mensagens e passaram a pedir dinheiro aos seus contatos. Assim que percebeu, o Frei alertou em grupos de WhatsApp, através de um print “GOLPE! Estão usando minha foto e meu nome para pedir dinheiro. Não sou eu! Não doe, não deposite e delete. O prefixo é de Minas onde não moro e nem tenho celular com este número! É o velho golpe de sempre!”.

Na mensagem, alguém finge ser o Frei, com a seguinte mensagem “Boa tarde ! Tudo joia? Tenho um pagamento para ser feito que não está na lista de programação de hoje, vou encaminhar os dados ok.”

Em Bragança Paulista, Frei Vitório atua na Universidade São Francisco (USF), e é o responsável pela evangelização no trajeto de 28 km da tradicional caminhada de Bragança Paulista, ao santuário Nossa Senhora Aparecida, em Pedra Bela.

Alerta

A agência do governo, Anatel, dá alguma dicas de como denunciar e se proteger:

Ajuste suas configurações de privacidade no WhatsApp

Acesse Configurações > Privacidade > Foto de perfil e selecione “Meus contatos”. Faça o mesmo com “Visto por último” e “Recado”. Isso limita o acesso à sua imagem e informações pessoais.

Preciso trocar meu chip ou número?

Não. O número usado pelos golpistas é diferente do seu e não tem vínculo com sua linha.

Como eles conseguiram meus contatos?

Provavelmente por meio de vazamentos de dados na internet ou consultas em sistemas de crédito. Suas contas não foram necessariamente invadidas, mas é recomendável trocar as senhas por precaução.

Como denunciar?

Registre uma ocorrência na Polícia Civil
Acesse o site da Polícia Civil do seu Estado e registre um boletim de ocorrência online. A formalização é essencial para a investigação.

Não interaja com o número falso

Evite responder ou confrontar os golpistas. Isso pode aumentar o risco de novos golpes.

Comunique seus contatos e redes sociais

Informe amigos, familiares e colegas que há um número se passando por você. Isso ajuda a evitar que outras pessoas caiam no golpe.

Denuncie o número no WhatsApp

Dentro do aplicativo, clique no número suspeito, selecione “Denunciar contato” e siga as instruções. Peça que seus contatos façam o mesmo.

Envie uma denúncia por e-mail ao WhatsApp

Encaminhe um e-mail para support@whatsapp.com informando o perfil falso e solicitando a desativação imediata da conta.

 

No Portal da Anatel, há um espaço dedicado a Dicas contra Fraudes com “os golpes atuais mais comuns”, criado para orientar e proteger os consumidores. Nele, há a descrição desse e de outros golpes praticados por cibercriminosos, além de dicas de como se proteger e denunciar. A Anatel destaca que o WhatsApp não se caracteriza como serviço de telecomunicações e, portanto, não é regulamentado pela Agência. No entanto, as campanhas de conscientização realizadas pela Anatel, como o #ConexãoSegura e o #MovimentoFiqueEsperto, fazem parte do esforço promovido pelo órgão regulador para combater fraudes como o Golpe do WhatsApp Falso.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!