A apenas 13 dias do Natal, Bragança Paulista ainda segue sem a grandiosa decoração natalina que, em outros anos, atraía uma multidão de visitantes e movimentava o comércio.
Locais que costumavam ser ponto de encontro e referência turística estão sem decoração natalina, completamente às escuras, gerando insatisfação entre moradores, comerciantes e visitantes.
A Rádio O Caminho FM, o Jornal de Bragança e Região e a TV FnP, percorreram os principais pontos da cidade e confirmaram o que ouvintes, leitores, internautas e telespectadores já vinham relatando. Na entrada principal do município, por exemplo, não há qualquer ornamentação, e iluminação natalina. Na primeira rotatória, o cenário encontrado foi de escuridão, com lâmpadas do poste queimadas.
No Lago do Taboão, um dos cartões-postais mais visitados da cidade, e na Praça Nove de Julho, o clima natalino ainda não chegou. Ambos permanecem sem qualquer iluminação, ou decoração especial.
A fachada e o jardim da Prefeitura, que em anos anteriores recebiam grande público devido à decoração e atrações voltadas às famílias, apresentam um cenário desolador. O mesmo ocorre na Praça Raul Leme. Na Rua Cel. João Leme, importante corredor comercial, a decoração se limita a pouquíssimos arcos decorados, porém, só alguns com iluminação natalina.
Outro ponto tradicionalmente iluminado, o Jardim Público, também está completamente escuro. O local costumava atrair moradores e turistas para tirar fotos no corredor iluminado por arcos e árvores decoradas.
Na Rua Cel. Teófilo Leme, conhecida como Rua do Mercado, foram instalados arcos decorativos, alguns, com iluminação parcial. Comerciantes relatam que eles não chamam a atenção e são insuficientes para criar o clima natalino esperado.
Por outro lado, a Praça Cel. Jacintho Osório, no Matadouro, recém-reinaugurada, recebeu a Vila Noel, sendo praticamente o único ponto da cidade com decoração natalina até o momento. Na manhã desta sexta-feira (12), a árvore de Natal na rotatória do Habib’s ainda estava sendo montada.
A falta de ornamentação tem causado grande repercussão entre ouvintes da Rádio O Caminho FM, leitores do Jornal de Bragança e Região e telespectadores da TV FnP, que citam cidades menores, como Pinhalzinho e Serra Negra, como exemplos positivos de decoração. Ambas têm recebido elogios pela iluminação e clima natalino, enquanto Bragança Paulista, maior cidade da Região Bragantina, segue atrás, no quesito celebração.
O que diz a Prefeitura
A instalação da iluminação natalina está sendo realizada de maneira gradativa em diversos pontos da cidade. Neste momento, as equipes seguem com a implementação das peças decorativas, e a relação completa de ruas e bairros contemplados será divulgada assim que a montagem for concluída.
A inauguração ocorrerá de forma progressiva, conforme as estruturas forem sendo finalizadas e testadas, garantindo segurança e qualidade em toda a instalação.
Os investimentos referentes à decoração e iluminação de Natal ainda estão em andamento. Assim que o processo for finalizado, os valores totais serão divulgados de maneira transparente.
A escolha da Praça Jacintho Osório (Praça do Matadouro) para a instalação da Vila Noel considerou aspectos de mobilidade, segurança e acesso para o público em geral, além disso, desde sua inauguração, a Administração notou o grande potencial e procura do local pelos próprios munícipes de diversas regiões da cidade. O Natal é planejado para atender todas as famílias da cidade, com a busca por espaços amplos, estruturados e adequados para receber grande fluxo de visitantes. O local escolhido atende a esses critérios e possibilita uma experiência mais confortável para a população.
Haverá um show especial em comemoração ao aniversário de Bragança Paulista, no dia 15 de dezembro, no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta). A programação completa será divulgada em breve nos canais oficiais.