A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determinou nesta quinta-feira (27), o recolhimento de alguns lotes de produtos usados para lavagem de roupas, em razão de contaminação microbiológica. De acordo com a Anvisa, análises conduzidas pela própria fabricante, a empresa Química Amparo Ltda., detectaram a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa. Os produtos que devem ser recolhidos são os seguintes: LAVA ROUPAS LÍQUIDO YPÊ EXPRESS (lotes 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 169011, 205011 e 176011); LAVA ROUPAS LÍQUIDO TIXAN YPÊ (lotes 254031 e 193021); LAVA ROUPAS LÍQUIDO YPÊ POWER ACT (lotes 190021, 223021 e 228031).
Ainda de acordo com a Anvisa, a medida também prevê a suspensão da comercialização, da distribuição e do uso dos lotes especificados.
O que diz a empresa
O Jornal de Bragança e Região procurou a Ypê, que disse, em nota: A Química Amparo informa que a publicação da Anvisa está diretamente relacionada às análises realizadas pela própria empresa. Trata-se de uma medida preventiva e cautelar, aplicada a 14 lotes específicos de lava-roupas. A cia reforça que, segundo a autoridade sanitária e considerando as características normais de uso do produto (diluição em água e ausência de contato prolongado com a pele) o risco ao consumidor é considerado baixo. A Química Amparo já havia identificado a necessidade do recolhimento e comunicado ao mercado, com informações divulgadas em todos os canais oficiais da marca.
A empresa
A Ypê é uma empresa de produtos de higiene e limpeza, fundada em 1950, com sede em Amparo (SP).
Conteúdo publicado originalmente em: https://jornaldebraganca.com.br/noticia/3960/lotes-contaminados-de-sabao-liquido-ype-serao-recolhidos