MENU
Hospital Regional: Promessa ou Realidade?
Publicado em 06/11/2025 18:24
Geral

No dia 17 de janeiro deste ano, o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou durante uma visita à cidade de Campinas, que uma de suas prioridades era a implantação do Hospital Regional em Bragança Paulista, visando atender 16 cidades e, assim, desafogar a região de Campinas.  No entanto, quase 10 meses se passaram desde o anúncio e, nada de efetivo foi realizado.

O prédio indicado pela Prefeitura para ser implantado o Hospital Regional é o mesmo que abrigou o Hospital Unimed, o Hospital Bragantino e, agora, abriga a Organização Social Instituto Santo Expedito.

A Rádio O Caminho FM questionou o governo do estado e a prefeitura de Bragança Paulista para saber em que situação se encontra a implantação do Hospital Regional.

No primeiro contato, feito em setembro, a Secretaria Estadual de Saúde disse a Rádio O caminho FM que “caberá ao município avaliar a viabilidade de reativar o antigo Hospital Bragantino. Caso essa decisão seja adotada pela gestão local, a unidade poderá ser contemplada com os repasses da Tabela SUS Paulista, fortalecendo a rede de saúde regional”.

Nesta semana a emissora fez novo contato com o a Secretaria Estadual de Saúde, questionando se havia alguma novidade quanto a implantação do Hospital Regional e, como resposta, a assessoria de Comunicação disse que “mantém diálogo contínuo com o município de Bragança Paulista para a definição conjunta de prioridades em saúde, por meio do Programa de Regionalização da Saúde. No momento, a Pasta aguarda a contratação, pela Prefeitura de Bragança Paulista, dos serviços de saúde do Hospital São Expedito (Bragantino), para que a unidade possa ser contemplada pela Tabela SUS Paulista”.

O que diz a Prefeitura de Bragança Paulista

A Secretaria Municipal de Saúde de Bragança, através da assessoria de imprensa da Prefeitura, informou que “continua em tratativa do Governo Municipal com o Governo Estadual quanto a modalidade de gestão e financiamento”.

Recordando

Após o anúncio da implantação do Hospital Regional em Bragança Paulista, o prefeito Edmir Chedid chegou a visitar a estrutura do antigo Hospital Unimed e antigo Hospital Bragantino, no Jardim do Lago. Na época, Edmir estava acompanhado da secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente e também da Administradora do Hospital, Dra. Sandra Gallo.

Após visitar o local, Edmir disse que o hospital está praticamente pronto para iniciar os trabalhos. “A estrutura atual não dá conta e as pessoas estão sendo removidas para Campinas e Jundiaí. E Campinas também está afogada, não dá conta. Aqui temos o equipamento para abrir, depende do governador. Falei com Tarcísio semana passada por telefone e ele ficou de tomar as providências. Aqui falta apenas colocar para funcionar e contratar pessoal. Os equipamentos normalmente são alugados e o mobiliário já tem. Estamos em contato agora com a Secretaria de Estado da Saúde e nossa Secretária Municipal está fazendo essas tratativas”, destacou o prefeito Edmir Chedid, durante a visita.

  
Estrutura do hospital


O prédio conta com 5 centros cirúrgicos, 10 leitos de UTI, 70 leitos de internação, áreas de exames ambulatoriais e de diagnóstico em endoscopia, cardiologia, otorrino, dermatologia etc., refeitório e cozinha hospitalar, área de lanchonete para o público, recepção, laboratório de análises clínicas e anatomia patológicas, área disponível preparada para tomografia, hemodinâmica e ressonância magnética, raio X e ultrassonografia, salas para consultórios, áreas de descanso para equipe médica e farmácia hospitalar montada.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!