Moradores de Pedra Bela, turistas, devotos, fiéis e romeiros, estão se mobilizando contra uma obra, da prefeitura do município, que visa a instalação de placas fotovoltaicas, no estacionamento do Santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida.
De acordo com a tradição, nesse local, por volta de 1930, a Virgem Maria teria aparecido ao garoto Antonio da Serra e ao seu pai adotivo, Joaquim da Serra, e pedido que no alto da pedra, fosse contruída uma capela, o que aconteceu.
Confira a íntegra do abaixo-assinado disponível na internet:
“O nosso santuário é símbolo de fé, tradição e turismo para nossa região. O santuário não é apenas um ponto turístico de beleza singular, mas, acima de tudo, um local de profunda devoção.
Agora, a beleza e espiritualidade desse lugar sagrado estão ameaçadas!
A proposta de instalação de placas fotovoltaicas no santuário compromete a paisagem única e a experiência dos milhares de turistas e romeiros.
O impacto visual será irreversível, descaracterizando a vista do santuário e prejudicando o turismo religioso que movimenta nossa cidade.
Somos a favor da sustentabilidade, mas não às custas da destruição da identidade do nosso patrimônio. Pedimos ao executivo municipal que seja estudada uma alternativa que preserve esse local tão especial e de valor inestimável para o nosso povo.
Assine este abaixo-assinado e defenda o Santuário de Pedra Bela.
Preservar nossa fé, nossa cultura e nossa paisagem é um dever de todos!”
O abaixo-assinado começou no dia 19 de março, Dia de São José e já ultrapassa as quinhentas assinaturas. Para assinar, basta clicar no link https://www.change.org/p/n%C3%A3o-%C3%A0-instala%C3%A7%C3%A3o-de-placas-solares-no-santu%C3%A1rio-de-pedra-bela?recruiter=1368756913&recruited_by_id=4b35e210-04f0-11f0-a4de-0539d8c10f62&utm_source=share_petition&utm_campaign=psf_combo_share_initial&utm_medium=native&sfnsn=wiwspwa
A nossa reportagem entrou em contato com a prefeitura de Pedra Bela,que até o fechamento da matéria, ainda não havia se manifestado. Caso a prefeitura se pronuncie, atualizaremos o conteúdo.