USF anuncia novo Reitor para a gestão 2025-2029
Publicado em 27/03/2025 17:48
Geral

A Universidade São Francisco (USF) anunciou no último dia 19 de março, a nomeação de seu novo Reitor, Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM, para a gestão 2025-2029. Além de assumir a Reitoria, Frei Alvaci também ocupa, desde 2024, o cargo de diretor-vice-presidente da Casa Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF), mantenedora da USF.

No mês de março, também foram reconduzidos para um novo mandato os Pró-Reitores em exercício: o prof. Dr. Dilnei Lorenzi, como Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, e o prof. Adriel de Moura Cabral, como Pró-Reitor de Administração e Planejamento. A continuidade da equipe gestora reforça o compromisso da USF com a consolidação dos projetos institucionais e a manutenção da excelência acadêmica e administrativa.

Para Frei Alvaci, assumir a gestão da Universidade é um compromisso que reforça a missão franciscana no ensino superior. “Assumir a USF neste momento é assumir uma missão evangelizadora na educação. Chamamos de frente de evangelização na educação, que é nosso modo de atuar dentro do mundo acadêmico. A USF tem peso e relevância, e assumi a Reitoria como um desafio, mas também com alegria, sabendo que estamos bem”, destacou.

A Universidade, que ampliou sua atuação com a expansão do ensino a distância (EAD), conta hoje com mais de 25 mil alunos e se consolida cada vez mais na pesquisa, na formação acadêmica e na presença regional.  Frei Alvaci também ressaltou o impacto social da USF, especialmente nas cidades onde está presente, como Bragança Paulista, Itatiba e Campinas: “A formação dos nossos estudantes influencia diretamente a sociedade. O médico que atende no pronto-socorro, o fisioterapeuta que cuida de pacientes ou o dentista que atende na comunidade, todos carregam consigo os valores franciscanos do cuidado com o ser humano”, afirmou.

Ao assumir a Reitoria, Frei Alvaci reforça o compromisso que a identidade USF construiu ao longo de quase cinquenta anos em Bragança Paulista, Itatiba e Campinas, priorizando o fortalecimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão Universitária. “Nosso intuito é que os valores que por aqui se aprende, impactam positivamente as pessoas, a sociedade e a realidade em que vivem, fazendo dos nossos alunos e ex alunos, propagadores da nossa missão”, concluiu.

Perfil

Natural de Tubarão em Santa Catarina, Frei Alvaci foi ordenado em 2010. Sua formação franciscana começou em 2000, no postulantado em Guaratinguetá, seguida pelos estudos em Filosofia e Teologia. Ao concluir a Teologia, mudou-se para São Paulo, onde atuou no Pró-vocações e Missões Franciscanas e em atividades pastorais. Especializou-se na PUC-SP e em cursos de preservação do patrimônio sacro. Na PUC-SP, apresentou um projeto de mestrado em História, cuja dissertação resultou em um livro publicado pela Editora Vozes: “Um preto no altar: Resistência e protagonismo em um território de disputas”. A obra trás para o debate historiográfico a história de uma irmandade católica de negros no Largo São Francisco, em São Paulo, extinta no início do século XX. O ineditismo da pesquisa conferiu relevância ao trabalho. Atualmente está finalizando o doutorado em História na UNICAMP, com pesquisa sobre a presença franciscana no Estado de São Paulo desde o período colonial. 

Seu trabalho na Universidade São Francisco começou em 2019, na Pastoral Universitária, e se consolidou com sua atuação no Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), bem como nas atividades de docência nos cursos de graduação e pós-graduação (Lato Sensu).

Comentários
Comentário enviado com sucesso!